Professores usam peças de lego para ensinar Matemática
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Alguns jogos de Lego, possuem possibilidades quase que infinitas de modelagem.
Sabemos, pelo menos na teoria, que o LEGO possui enormes valores educativos e que tem o poder de despertar a criatividade. Enquanto uma criança brinca com peças de lego, ela também está de certa forma construindo sua consciência espacial.
Mas o lego não é apenas um jogo para crianças, seus poderes matemáticos e mecânicos o torna uma ótima ferramenta de trabalho em sala de aula, aqui falaremos sobre o uso de Lego nas séries iniciais, porém existem Legos específicos que são usado como ferramentas que auxiliam no processo de aprendizagem no ensino médio e superior.
Nos Estados Unidos, a professora Alycia Zimmerman escrevendo ao (scholastic), diz que, ao perceber a dificuldade que as crianças tinham com frações, inseriu as peças de brinquedo nas lições dadas em aula.
O primeiro contato do aluno com frações parece assustador, imaginar várias partes de um todo, de um ou mais inteiros, depois somá-los ou dividi-los, e então, o caos começa a se formar. Uma maneira de combater isso, é proporcionar aos alunos a oportunidade de experimentar e estudar frações com objetos tangíveis. Peças de lego oferecem inúmeras possibilidades.
O lego também pode ser usado para ensinar multiplicação, no cálculo de área, para demonstrar
números quadrados e para reforçar sobre a propriedade comutativa da multiplicação.
números quadrados e para reforçar sobre a propriedade comutativa da multiplicação.
Você pode usar Lego para ensinar o seu aluno a encontrar a Média, por exemplo.
Ao trazer a matemática para além do quadro e dos livros e torna-la palpável, você a torna muito mais interessante e real, simplificando o processo de aprendizagem e agregando valor a sua didática, no final, o resultado é uma turma mais interessada em aprender matemática, com ótimo rendimento. Os Legos estão aí, se você é professor, use a sua criatividade e mãos a obra!
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário